Psicoterapia Online

O serviço oferecido será de Atendimento Psicológico Online com o intuito de trabalhar questões específicas e pontuais, de maneira breve e focada. Demandas mais complexas e graves, como pessoas em situação de urgência e emergência, merecem maior cuidado no manejo clínico e serão recomendadas à procura de atendimento psicológico presencial.

Perfil dos pacientes:

O público-alvo a ser atendido serão adultos, que falem o idioma português, que estejam distantes ou que, de alguma forma, estejam impossibilitados a comparecer ao consultório presencialmente, ou ainda que optem por esta modalidade, ficando como critério profissional a indicação do atendimento online, baseado no conhecimento da necessidade terapêutica de cada paciente.

Para os atendimentos com a idade a partir de 12 anos é necessária a autorização prévia dos pais ou responsáveis, através do preenchimento do termo de autorização e assinatura presencial da autorização, entregue à psicóloga juntamente com cópias dos documentos de RG e CPF dos pais e/ou responsável e da pessoa que será atendida.

Sobre a metodologia:

As sessões terão duração de 50 (cinquenta) minutos cada e serão realizadas em dias e horários fixos combinados previamente, através de chamada por vídeo por Skype ou Whatsapp, de forma síncrona, com base na abordagem Fenomenológica Existencial. A escolha de tais plataformas se dá em função do fácil acesso aos pacientes, e por terem um sistema de vídeo-chamada com criptografia desenvolvida pela própria plataforma; e de forma síncrona, para que haja o entendimento da não disponibilidade do profissional o tempo todo, somente em dias e horários agendados.

Mudanças eventuais ou definitivas no dia e/ou horário estabelecidos deverão ser comunicadas e acordadas com antecedência por ambas as partes. A psicóloga deverá ser avisada no caso de imprevistos que impeçam a presença online do paciente. Assim, os cancelamentos deverão ser feitos com antecedência de até 24 horas. Caso contrário, as sessões não terão direito a reposição.

O atraso do paciente, para estar online na plataforma estabelecida, será abatido do tempo de duração da sessão. Caso haja atraso da profissional, este será reposto conforme disponibilidade de ambos.

Sobre o Sigilo:

Em relação ao sigilo profissional, será cumprido e respeitado o Código de Ética Profissional do Psicólogo, em que todo psicólogo deve ter a obrigatoriedade de zelar e guardar as informações da vida de seu paciente. A realização dos atendimentos levará em consideração os fatores éticos e técnicos da psicologia.

Para resguardar o paciente do sigilo serão tomados alguns cuidados como: o registro da sessão será em pasta protegida do computador e/ou em arquivo de papel; computadores públicos não serão utilizados para o atendimento; fones de ouvido serão usados durante a sessão; histórico de conversas sempre serão apagados; e acima de tudo, será respeitado o código de ética profissional do psicólogo vigente no Brasil e as disposições da Lei nº 12.965/14, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil ou legislação que venha a substituir.

Ao paciente, também será pedido algumas precauções como: evitar computadores e dispositivos públicos; utilizar softwares originais; antivírus ativado e atualizado; boa conexão de internet; no momento da sessão, procurar um lugar silencioso e privado; apagar qualquer histórico de conversa da sessão; além de ser proibida a gravação da mesma. Tomada as devidas providências de segurança, mesmo assim é importante que o paciente esteja ciente que sempre poderá haver alguma vulnerabilidade, considerando que a internet não é totalmente segura.

Honorários:

Os serviços prestados serão remunerados tendo o valor como referência a tabela do CRP (Conselho Regional de Psicologia).

O pagamento deve ser antecipado e a data do pagamento será estabelecida no primeiro atendimento, de acordo com a negociação feita entre o profissional e o paciente, e a forma do pagamento será mediante transferência ou depósito bancário.

Os reajustes serão efetuados anualmente e de comum acordo entre profissional e paciente. Vale dizer que esse valor é calculado levando em consideração despesas com a manutenção do consultório, atualização profissional através de cursos, palestras, literatura técnica e honorários do psicólogo.

ATENÇÃO: Não há credenciamento com nenhum plano de saúde. Os atendimentos são particulares e serão fornecidos os devidos recibos e relatórios para que, na modalidade de reembolso de sessões, seu plano de saúde lhe reembolse (geralmente) parte do valor da sessão.